Desenvolvimento Pessoal | o guia completo

DESENVOLVIMENTO PESSOAL – O trabalho de auto-conhecimento

Guia completo sobre Desenvolvimento Pessoal. Quantas pessoas recebemos semanalmente sem a menor noção de si próprias? Perdi a conta! Trazem aspirações de serem tudo menos elas próprias. Trazem projectos financeiros, ideais amorosos, aspirações de carreira, projecções de conquistas matérias mas sobre si próprias não sabem nada. Trazem um amontoado de frustrações e expectativas defraudadas porque incessantemente se castram, se mutilam na ânsia de ser algo que não é consentâneo com a sua verdade, com a sua essência.

Desenvolvimento Pessoal

Trazem tantas certezas e tanta ignorância. Trazem tanto desconhecimento de si mesmas. Esquecem que sem auto-conhecimento não há transformação. Jamais seremos melhores pessoas, mais felizes, completos se não nos aprendermos a conhecer, aceitar, respeitar e amar. Na tentativa de projectar um Eu fingido me mantenho ignorante a todo o potencial inexplorado que existe em mim. A comparação é a maior castração do ser. Quando me comparo, me nego. Quando me comparo me vendo na tentativa de uma aceitação, que provavelmente não virá nunca. É na ignorância que a depressão, a dor, a doença encontra terreno fértil para prosperar. E á maridos que nos querem ignorantes, há irmãos que nos querem ignorantes, há patrões que nos querem ignorantes.

Desenvolvimento pessoal é uma área do conhecimento que visa a melhorar a qualidade de vida

A sociedade nos quer ignorantes para que nos possa continuar a manipular ás suas vontades egóicas e vis. Ser ignorante de um qualquer assunto nos impede de falar sobre ele, pensa-lo, entende-lo. Se somos muito ignorantes sobre o tema, nem pensamos nele, não o trazemos para o nosso pensamento. Mas quando a ignorância é de nós próprios?! Como pode ser? Não nos equacionamos nunca a não ser pelo que nos dizem os outros.Porque ao que parece eles sabem mais sobre nós do que nós mesmos.

Como pode ser? Será que só quando a apatia, o desinteresse, a inércia, a depressão bater á porta é que eu me vou lembrar que eu existo? Que me preciso contabilizar! Porque não tomar a iniciativa desde cedo de promover a auto-valorização, auto-motivação, auto-desenvolvimento, auto-descoberta ? Estar deprimido é não me ter, não me contabilizar nunca. E em algum momento a alma reclama e se nega a mais teatro, a mais mentiras e simplesmente impede o corpo e impede a mente de fazer mais nada, até que se pare e se olha para si mesmo e se peça perdão. Retomando a vida a um ritmo novo … o seu!

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

O desenvolvimento pessoal é um tema que estuda o “Ser”

A postura e o comportamento são pontos primordiais para o sucesso tanto na carreira profissional como na vida pessoal. Todos nós temos um nome e uma imagem a zelar, e a forma como nos apresentamos é sem dúvida o nosso cartão de visita.

Crescemos através dos relacionamentos e o primeiro de todos é o relacionamento connosco próprios a esta aquisição de maior consciência chama-se Desenvolvimento Pessoal.

Uma educação emocional permite diferenciar e nomear uma emoção, o que favorece a capacidade de realização pessoal e profissional, já que as emoções podem ter um papel facilitador ou inibidor. Quando se assume a condição de observador em detrimento da de interlocutor é possível usar com leveza, as emoções úteis na construção da identidade da pessoa.

Quanto maior a consciência sobre o que causa uma emoção maior a capacidade para compreender a emoção em si, seu significado e utilidade, entender que ela não é necessariamente negativa nem um reflexo do que sou. Dessa forma, simplesmente segue o seu curso e não se instala.

Muitas vezes a falta de auto-estima, a timidez e a insegurança podem prejudicar em muito a nossa prestação profissional e até mesmo a forma como socializamos.

O trabalho de desenvolvimento pessoal tem o propósito de devolver á pessoa todas as suas potencialidades para que ela possa se expandir e ser inteira e com um profundo conhecimento de si mesma, das suas raízes, da sua ancestralidade, das suas responsabilidades e do todos os seus dons.

Oportunidades para aprendermos e nos desenvolvermos estão em todo o lado, só temos que nos manter atentos, despertos e agir proactivamente.

O que é que você quer fazer

Boa pergunta: o que é que você quer fazer? Algumas pessoas querem ter sucesso, outras precisam de muito dinheiro, todos buscam a felicidade.

Sabe o que há em comum entre todas elas? Elas são muito vagas nos seus objectivos.

Ora, cada um tem uma ideia do que seja o sucesso e o que parece muito dinheiro para uns pode ser uma ninharia para outros. A felicidade, talvez seja então, o objectivo mais vago de todos.

Há pessoas que têm muito dinheiro e não são felizes, há quem viva muito bem com pouco.

Falta de tempo

Hoje em dia, tempo e dinheiro talvez sejam os maiores problemas de todos os que procuram o desenvolvimento pessoal. Ao contrário do dinheiro, porém, o tempo não pode ser recuperado.

Mas você pode optimizar a forma como gasta as suas horas, não é verdade?

Uma boa maneira de de começar é pensar se não se está a dar demais.

Algumas pessoas são naturalmente generosas e, acredite, não falta gente que queira beneficiar da generosidade dos outros.

Nada de mal nisso, mas é você quem deve estabelecer esse limite. Lembre-se do clichê de que “para ajudar os outros é preciso, primeiro, ajudar a si mesmo”.

Conclusão

Optimize o seu tempo, tenha objectivos precisos e possíveis de alcançar e use boas ferramentas para te motivar e inspirar.

Assim, pode canalizar os seus pensamentos e atitudes, criando um fluxo positivo de desenvolvimento pessoal.

Lembre-se: ser feliz não é conquistar bens ou dinheiro. É ser produtivo e saber que gasta o seu tempo com as coisas mais importantes e se realiza com elas.

Na TERAPIAS DA MENTE® trabalhamos para todos aqueles que se querem muito e procuram uma vida em verdade com o que lhes pede o coração.

Partilhar este artigo: