PNL – Programação neuro-linguística

O que é PNL?

“Programação Neurolinguística” é uma expressão que na verdade compreende três ideias simples.

Neuro – reconhece a ideia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos.”Compreendemos” a informação e depois agimos.

Linguística –  indica que usamos a linguagem para ordenar os nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.

Programação – refere-se à maneira como organizamos nossas ideias e ações a fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos.Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

De uma forma mais resumida significa: ” A maneira como as palavras (linguística) podem atingir a mente (neuro) e produzir uma ação (programação)”

PNL COMO FERRAMENTA PARA O SUCESSO

Independentemente da sua profissão, a comunicação, o comportamento e a aprendizagem são pilares da vida em sociedade!  Estes 3 principios organizadores da vida humana estão diretamente vinculados às suas possibilidades de obter sucesso em qualquer carreira ou atividade.

A PNL possui um poderoso conjunto de ferramentas úteis para:

  • Melhorar a comunicação;
  • Gerir stress;
  • Resolver conflitos;
  • Solucionar conflitos;
  • Conquistar autonomia;
  • Aumento da criatividade;
  • Comunicação positiva;
  • Encontrar um novo significado para a sua vida;
  • Gerir a vida no mundo atual, melhorando o seu nível de vida.

Isto representa uma enorme liberdade para aquelas pessoas que se sentem dependentes das outras e sem força para traçar o seu próprio caminho.

A PNL E A HIPNOSE CLÍNICA

Usando uma auto-classificação, podemos formular que a PNL é uma modelagem da Hipnoterapia . Mas não só, claro. PNL é vista como tendo diversas componentes, das quais a hipnoterapia é uma delas.

A grande área de trabalho, tanto em Hipnose Clínica como em PNL é o inconsciente. A mente inconsciente, que ocupa 12% do cérebro, comanda o raciocínio lógico,análise e controla a ação voluntária dos músculos. A mente inconsciente, que ocupa 88% do cérebro, controla o sistema nervoso autónomo, orgãos, glândulas, sistema circulatório, digestivo a ainda processa enormes quantidades de informação de forma simbólica e possui todos os recursos de que necessitamos para atingirmos o que queremos.

O objetivo de ambas é, tornar as pessoas cada vez mais independentes, livre, felizes e em constante crescimento, contribuindo de maneira mais eficiente para o bem estar da pessoa.

Com base neste objetivo, a Clínica criou um Workshop: “Eu, Superstar”,  onde aprende várias técnicas de PNL e Coaching de maneira a potenciar os recursos que existem em si.

PADRÕES DE LINGUAGEM | UTILIZE A LINGUAGEM A SEU FAVOR

Já se apercebeu de alguma vez em que está a fazer uma coisa que não quer e parou para pensar que se deve simplesmente á maneira como foi pedido?

Convencer e persuadir uma pessoa a fazer o que queremos sem ela se aperceber é possível apenas através da aplicação da linguagem correta.

Vamos-lhe ensinar alguns truques de sugestão através dos vários padrões de linguagem que existem.

  • LINGUAGEM DE NEGAÇÃO
    Regra: Coloque o “não” antes do que você quer que a pessoa faça ou sinta.“Eu não quero que você pense…”
    “Não se sinta obrigado a…”
    “Não pense nisso…”
    “Não se sinta na obrigação…”
    “Não se sinta obrigado(a)…”
    “Não decida agora. Pode decidir depois, quando estiver mais à vontade”
    “Não tome uma decisão apressada”
    “Não precisa assinar o contrato… agora”
    “Não compre… agora”
    “Não resolva… agora”
    “Esse carro não serve para você. Vamos procurar outro mais barato….”
  • LINGUAGEM COM “PODIA” E “PODE SER”
    Regra: Coloque o “podia” e “pode ser” antes do que você quer que a pessoa faça ou sinta. Ótimo para dar comandos ou fazer perguntas indiretamente.“Você podia pagar o nosso almoço”
    “Você podia me levar para jantar fora… hoje à noite”
    “Você podia notar o quanto se senti feliz comigo…agora”
    “Você podia relaxar mais enquanto coloco esta música”
    “Você podia sentir o quanto este nosso passeio está a ser agradável e divertido”
    “Você podia sentir que este momento está a ser mágico”

 

  • PADRÕES ÓBVIOS DE LINGUAGEM
    Regra: Use pressuposições que fazem a pessoa pressupor que está/ estará a tomar uma atitude ou decisão certa e inteligente.“Você provavelmente já sabe que se sentirá melhor se parar de fumar
    “Você provavelmente já sabe que este carro é a melhor escolha que pode fazer”
    “Você provavelmente já sabe que ao estudar estas frases, ficará mais apto para usar alinguagem hipnótica para influenciar as pessoas”
    “Você provavelmente já sabe que está a comprar o melhor produto do mercado”
    “Você provavelmente quer se divertir-se hoje  e esquecer os problemas da
    Que tal irmos a uma festa?”
  • LINGUAGEM COM “DIZER-LHE”
    Regra: As pessoas não gostam que lhe digam o que fazer. “Emoldure” a
    linguagem de tal modo que a pessoa não discorde.“Eu não lhe diria para abandonar a sua religião e vir para minha, porque quero o seu respeito e sei que tomará a decisão certa”
    “Eu poderia dizer-lhe que está a cometer um erro, mas não o farei. Você vai querer descobrir isso por você mesmo”
    “Eu poderia dizer-lhe que aquela pessoa não é certa para você, mas nada direi. Você vai querer descobrir isso por você mesmo”

 

  • PADRÃO DE PERGUNTAS RETÓRICAS
    Regra: Usar perguntas retóricas para fazer a pessoa concordar consigo.“Esta sensação realmente é muito confortável, não é?”
    “Você gosta de conhecer pessoas inteligentes como você, não é?”
    “Você obviamente quer se divertir, não quer?”
    “Vamos discutir os termos disto, não vamos?”
    “Você não gostaria de perder a oportunidade da sua vida, não é?”
  • PADRÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO
    Regra: Guie a mente da pessoa para tomar conhecimento de algo que você queira que ela perceba. Vai fazer com que ela concentre o foco de atenção em algum sentimento ou sensação através deste tipo de padrão.“Você ainda não sabe, mas esta sensação maravilhosa já está
    a acontecer!”
    “Repare que este preço é muito mais baixo do que este produto vale realmente”

 

  • PADRÃO DE LINHA DO TEMPO
    Regra: use para intensificar ou enfraquecer uma determinada sensação na pessoa (mudando o tempo do verbo, podemos associar ou dissociar uma sensação, isto é, intensificá-la ou enfraquecê-la). Também serve para levarmos um facto do presente para o passado, confundindo a pessoa.“Você está-se a sentir ótima”
    “Você tem se sentindo ótima”
    “Sim, você tem se sentindo péssima”
    “Sim, você está-se a sentir péssima”
    “Bem-vindo à nossa loja. O que procura hoje?”
    “Bem-vindo à nossa loja. O que está a procurar hoje?”
    “Bem-vindo à nossa loja. O que vai comprar hoje?”
    “Bem-vindo à nossa loja. O que está a comprar hoje?”
  • PADRÃO DE JULGAMENTOS
    Regra: use para pressupor uma determinada sensação na pessoa“Eu pergunto-me se você se dá conta de como está relaxado”
    “É ótimo ver que você está mais feliz”
    “Vejo que você está mais segura… agora”
    “É muito bom ver que você está a entrar num transe profundo”

 

  • INTENSIFICADORES
    Regra: use para intensificar um determinado estado, um sentimento, uma sensação e qualquer pensamento ou ideia que você estiver a abordar na hora.“Você naturalmente vai descobrir que quanto mais você ri mais você se sente
    confortável e à vontade.”“Você naturalmente vai descobrir que quanto mais você lê estes exemplos mais vocêse sente forçado e fascinado a criar as suas próprias frases. E isso é muito bom.”

 

  • PRESSUPOSIÇÕES

Regra: use para presumir um sentimento, uma sensação e qualquer pensamento ouidéia.

“Realmente é um ótimo produto”
“Realmente não existe produto igual no mercado”
“Certamente esta é sua melhor escolha”
“Certamente você tem bom gosto e vai optar pelo nosso produto”
“Certamente o nosso serviço é o melhor que você pode encontrar”
“Não existe um carro com estas qualidades e condições em lugar algum”
“Temos o menor preço do mercado”
“Cobrimos qualquer oferta”

 

• PERGUNTAS EMBUTIDAS (INCLUÍDAS)
Regra: use para perguntar algo indiretamente, a pessoa não terá como recusar a pergunta

“Eu gostaria de saber as horas”
“Estou curioso para saber o que você gosta de beber”
“Estou-me a perguntar onde gostaria de ir hoje a noite”
“Não sei que horas vai querer ir embora”
“Sinceramente gostaria de saber se gostaria de jantar comigo hoje a noite”
“Gostaria muito de saber o seu número de telemóvel”

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