Tratamento da Ansiedade e Sintomas

Artigo sobre o Tratamento Ansiedade

Muito se fala sobre a ansiedade, nos apresentam os sintomas para que possamos identificar se sofro ou não da malvada doença. Alguns me dirão que é hereditário, o que é parcialmente verdadeiro. Outros dirão que é psicossomático. Outros dirão que terá tido origem num acontecimento traumático. Outros lhe darão a possibilidade de ser algo de uma vida passada.

Bem, na verdade todos os quadros são possíveis.

Para se manifestar o sintoma da ansiedade pode haver uma só das razões que apresentei ou várias, ou todas.

Vamos falar sobre a hereditariedade de um sintoma. Eu sou criança, vivo com o meu pai que trabalha até muito tarde, mas nunca tem dinheiro. Está sempre aflito e com medo de não conseguir pagar as contas ao final do mês. Tenho uma mãe medrosa, vive enfiada em casa sempre a dizer mal da vida que não há meio de correr bem. Ambos se lamentam sobre a vida e vivem aflitos com medo do futuro.

O discurso, já o sei de cor. “ esta vida é muito má” , “ nada corre como a gente quer”, “ é tudo tão difícil” , “ não temos sorte nenhuma” . E eu cresço. Como? Como eu cresço? Como é que me torno? Eu que aprendi que não se pode confiar na vida. Que a vida é má. Claramente serei inseguro, medroso, ansioso. A ansiedade não é herdada por contágio, ela é aprendida. Eu aprendo a ser ansioso. Eu, ao longo da minha vida, tiro um mestrado em ansiedade com os meus pais. Eu herdo porque repito a mesma ladainha e porque o que penso, eu materializo e acabo como eles.

Tratamento Da Ansiedade

Sintomas da ansiedade tratamento

Mas porque eu tenho estes pais ansiosos? Que sorte é esta que me trouxe estes pais? Para quê? Qual a função que eles tem afinal? Se eu aprendo com eles é porque eles me ensinam e se eles me ensinam é porque eles são os professores. Porque escolhi eu estes professores? Sim porque antes de encarnar escolhemos os nossos pais, sobre isso não tenhamos duvidas.

Voltamos atrás, antes de encarnar eu percebo o que é importante para a minha evolução, para o meu crescimento espiritual. Eu percebo quais as disciplinas que devo fazer desta vez. E quando eu não passo na disciplina, eu tenho que repetir o exame. Ora se eu tenho pais ansiosos é porque eles se disponibilizaram a espelhar o que eu preciso aprender a superar. Depois eu vou tendencialmente reproduzir formas de pensamento, crenças, ações, comportamentos e certamente me tornarei num adulto que sofre de ansiedade. Um adulto que não confia na vida e que a acha muito difícil. Repito um padrão familiar.

Vai haver um momento que tudo se torna tão complicado que eu começo até a ficar doente. Tenho ataques, posso até ter um AVC. Então o ataque de pânico ou o AVC é psicossomático porque tem uma origem mental e emocional, não é real.

Eu construi um processo que me levou ao sintoma, do ataque de pânico, do AVC.

Além disso há outra questão importantíssima. O nosso eu. Onde anda no meio de tudo isto? Se eu não tivesse crescido naquele ambiente como seria?

Se não houvesse ansiedade, como seria?

O que é que ela me impede de fazer?

Onde é que a ansiedade me impede de chegar?

Se ela cresce é porque há uma parte de mim que lhe dá alimento. Que parte é essa que tem servido de nutrição para a ansiedade?

E neste pouquinho percebemos que há muito trabalho psicoterapêutico para o tratamento da ansiedade a fazer. Não para colocar pensos rápidos, nem imaginar luzinhas coloridas, mas trabalho de tomada de consciência, transpessoal profundo e limpeza karmica e energética séria que o deixará livre do sintoma de uma vez por todas.

Trabalhamos com hipnose clinica e regressiva, transpessoal, coaching de vida, psicoterapia, constelações , Programação-neuro-linguistisca, estudo karmico e estudo numerológico.

tratar ansiedade - Tratamento Da Ansiedade

A Ansiedade é nada mais do que sentir medo, seja de falhar, estar exposto, ser julgado, de perder o controlo ou até morrer. É normal surgir especialmente em situações desconhecidas e quando assim é, despoleta os ataques de ansiedade. Começamos a supor que vai acontecer algo de errado e conjecturamos até que aconteça. Trata-se de um mecanismo de defesa e ajuda-nos a precaver determinadas situações para não sermos afetados pelas mesmas. Funciona como um alerta para nos prepararmos. Este processo é designado por ansiedade funcional por ser uma emoção útil à pessoa que a está a viver.

Porém existem situações em que o medo apodera-se dos pensamentos, sendo desproporcional à ameaça. É assim que surgem as fobias que são definidas como ansiedade disfuncional.

A ansiedade é excesso de futuro na nossa mente criada com base no medo.

Para a controlar, a pessoa ansiosa tem de começar a confiar no futuro e procurar a todos os momentos aproveitar o presente, que é isso mesmo: um presente que a vida nos dá.

Salientamos, as crises não surgem na vida da pessoa como uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas relacionados com a infância possam estar na origem dos sintomas relacionados com este distúrbio emocional.

Todas as pessoas sentem em algum momento das suas vidas, principalmente com a vida atribulada da actualidade. Ela acaba por tornar-se uma constante na vida de muitas pessoas e dependendo do grau ou da frequência, pode tornar-se patológica e acarretar muitos problemas posteriores. Mas esta patologia pode ser tratada e curada! E a Hipnose Clínica é a resposta para o tratamento da ansiedade!

Sintomas da ansiedade e seu tratamento

Sintomas FísicosSintomas Psicológicos
Enjoo e vómitosAgitação e balanço das pernas e dos braços
Tontura ou sensação de desmaioNervosismo
Falta de ar ou respiração ofeganteDificuldade de concentração
Dor ou aperto no peito e palpitações no coraçãoPreocupação
Dor de barriga, podendo ter diarreiaMedo constante
Roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápidoSensação de que algo ruim vai acontecer
Tensão muscular, causando dor nas costasDescontrole sobre os próprios pensamentos
Irritabilidade e dificuldade para dormirPreocupação exagerada em relação à realidade

 

Normalmente as pessoas sentem vários destes sintomas ao mesmo tempo, especialmente em momentos importantes ou quando é necessário se expor a outras pessoas.

Sinais

  • Sensação de estar sempre acelerado até em situações calmas
  • Sente dores e pressões físicas anormais
  • Sensação de medos que não são reais ou relevantes, mas que limitam as suas rotinas do  dia-a-dia
  • Dificuldade em adormecer ou acordar várias vezes durante a noite
  • Sente confusão mental e apatia
  • Sofre por antecipação e por isso não vive determinadas experiências de forma plena
  • Evita locais ou situações porque se sente desconfortável
  • Preocupar-se excessivamente com o que os outros pensam sobre si próprio
  • Parece não existir um equilíbrio entre o corpo e a mente
  • Tem pensamentos repetitivos que não consegue desvalorizar ou ultrapassar

Medicamentos para o ansiedade tratamento

DiazepamValiumOxazepamSerax
FlurazepamDalmaneTemazepamRestotil
TriazolamHalcionClonazepamKlonopin
LorazepamAtivamBuspironaBuSpar
AlprazolamXanaxClordiazepóxidoLibrium

 

É importante lembrar que estes medicamentos são classificados como ansiolíticos e só devem ser utilizados sob orientação médica, pois podem causar dependência.

A Hipnose clínica vai à origem do problema, por isso liberta-o dos sintomas rapidamente

Imagine este exemplo: ” Está em casa, num fim de semana a descansar depois de uma semana de trabalho extenuante e está no seu sofá a relaxar, num ambiente calmo, a ouvir uma música e de repente o vizinho começa a fazer barulho, a fazer furos na parede, a martelar, a arrastar móveis, uma obra que não parece ter fim. Uma dor de cabeça começa a formar-se e à medida que o dia passa o barulho continua e a dor de cabeça teima em não passar.

Não quer falar com o vizinho para não criar mau ambiente e porque sabe que ele só pode aproveitar o fim de semana para fazer estas remodelações. Recorre a medicação mas a dor persiste. A noite cai e o vizinho não cessa a infindável obra. Cansado, farto do barulho e cheio de dores de cabeça apesar da medicação que tomou, resolve falar com o vizinho e pedir para respeitar a sua posição. A obra para, o barulho acaba, a calma volta e você permite-se relaxar e a dor vai passando. Bastava isso, ir à raiz do problema.

Hipnose Clínica é isso mesmo, não se limita a tratar a ansiedade  e seus os sintomas, vai à origem do problema e liberta-o.

Através de hipnoterapia, trabalha-se a nível emocional para baixar os níveis de ansiedade do paciente através de relaxamento e um trabalho mais profundo, para desligar o “modo alerta”, com “a cabeça a mil à hora”,  cheia de pensamentos e imagens que não dão sossego. Existe um acumular de experiências e só indo à origem da emoção que originou a patologia se encontra solução.

É nesse momento que a tomada de consciência sobre o medo surge e a ansiedade deixa de se manifestar. A Hipnose acelera todo esse processo de consciencialização, por isso é que funciona tão bem.

Viva sem Ansiedade

– Estou preocupado(a), não sei como vou resolver isso…

– Tenho exame para a semana, sinto-me preocupado(a)!!!

– Tenho relatórios para fazer, não sei se terei tempo…

– Será que darei conta de fazer isso…

– Eu tenho que resolver estes problemas, estou a ficar nervoso(a)…

Estes são pequenos exemplos de situações que podem desencadear uma crise de ansiedade.

As pressões do dia-a-dia, com o trabalho, com os prazos, com a vida financeira, com os estudos, na vida pessoal, no contexto familiar, nos relacionamentos, entre outras.

Preocupações e mais preocupações. As preocupações excessivas e constantes podem acabar por deixar mazelas físicas e emocionais que não permitirão ao indivíduo levar uma vida saudável, afetando desta forma o seu bem-estar físico e mental.

ansiedade - Tratamento Da Ansiedade

A Ansiedade poderá manifestar-se de várias formas:

– Através de ataques de pânico.

– Obsessões (compulsivas ou não).

Fobias sociais

– Transtornos alimentares (excesso ou falta de apetite).

– Perturbações do sono (dormir demais ou ter insónias).

– Cansaço em demasia.

– Entre outras.

No cerne desta questão está, fundamentalmente, uma grande dificuldade em gerir as incertezas da vida.

Neste sentido, e segundo o Prof. António Santos*, “a ansiedade pode ser designada como uma alteração do estado psíquico em que, a partir de determinado ponto, é considerada patológica. Esta alteração do estado psíquico desencadeia um conjunto de modificações ao nível dos órgãos internos (invisíveis) como por ex. o acelerar do batimento cardíaco que pode levar a dor no peito e costas e que levam a reações somáticas, isto é, reações que acontecem no e através do corpo (e por isso visíveis e percetíveis a qualquer pessoa) tais como o acelerar da respiração, inquietação, agitação!

Acredito que perante uma mesma situação que desencadeie tal estado os sintomas possam variar de indivíduo para indivíduo pese embora a existência de sintomas que são generalizados. No caso concreto a que me refiro o mais curioso foi perceber que a partir do momento que se atingiu um estado tal de ansiedade qualquer situação, dentro de um vasto domínio, que provocasse alguma agitação ou nervosismo acabaria por desencadear novamente e com muito mais facilidade novo estado de ansiedade! Não direi que a ansiedade não tenha cura mas diria que, se não for devidamente tratada e acompanhada, acabará por se perpetuar e durar toda a vida.“

E verdade, seja dita, este problema se não for tratado poderá realmente virar uma “bola de neve” e acabará por arrastar consigo tantos outros problemas, físicos ou psicológicos. E neste contexto, surge a Hipnose Clínica no tratamento da ansiedade.

A Hipnose Clínica não tratará apenas os sintomas, irá antes na origem do problema.

Através da hipnose trabalha-se a nível emocional para baixar os níveis de ansiedade do paciente através de relaxamento e um trabalho mais profundo.

Não viva mais ansioso(a), liberte-se da Ansiedade e ganhe qualidade de vida!!!

*Professor de Educação Física e Desportiva

Transtorno de ansiedade

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um dos transtornos de ansiedade mais frequentes. É diferente da ansiedade saudável, aquela que sentimos quando temos um evento importante, uma viagem ou entrevista de trabalho. A TAG tem como principal característica a preocupação desproporcional e descolada da realidade.

A ansiedade é uma resposta normal ao stress, a preocupações ou sentimentos de ameaça – mas quando se torna muito grave, duradoura ou desproporcional às circunstâncias, passa a ser considerada um transtorno de ansiedade.

Normalmente, quem tem transtorno de ansiedade não possui apenas esse transtorno, mas possivelmente traz junto de si algum outro, como pânico, agorafobia, fobia social ou específica. Mas é válido lembrar que não é uma regra! Dentro da ansiedade é comum a associação de transtornos associados a ela. Outro factor interessante é que se trata de uma doença comum a ambos os sexos, tendo uma predominância nas mulheres, sendo que, a cada duas mulheres, um homem apresenta o transtorno.

Eu sei que as mudanças na vida, naturais ou não, levam há transformação do nosso Eu. Muitas vezes trazem dor. Esse sofrimento pode ser o sinal para fazermos uma grande viragem e mudarmos a nossa vida Precisa vivenciar o desapego. É curioso como a vida nos oferece as respostas ás mais variadas questões.

A mais longa caminhada só é possível, passo a passo.

O mais belo livro do mundo foi escrito, letra a letra. Os milénios de sucedem, segundo a segundo. A imponência do pinheiro, a beleza de uma oliveira ambas, começaram na simplicidade das sementes. Não fosse a gota não haveriam chuvas. As imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia.

Como já refere a sabedoria popular, nos pequenos frascos se guardam as melhores fragrâncias. É quase incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida a Ave Maria de Bach, a Aleluia de Hendel .

O brilhantismo de Einstein , a ternura de Teresa de Calcutá tiveram de estagiar no período fetal. E nem Jesus, expressão maior de amor, dispensou a fragilidade do berço.

Assim, também um mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, de solidariedade, de respeito, de ternura, de benevolência e de perdão. Dia após dia.

Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele. A esta parcela chamamos de Eu. Assim podemos falar de uma postura importantíssima da sua vida, a sua mudança.

Transtorno de ansiedade - Tratamento Da Ansiedade

Ela é necessária de tempos em tempos. Para crescer!

Viveu a experiência, mas a sua alma já está pronta para se desligar dessa situação. Já lhe transmitiu isso, mostrando desconforto, tristeza, desinteresse, angustia, mau estar e grita-lhe por liberdade, que a sua mente consciente por medo, não se sente capaz de se desrender.

Entendo o que deve estar a pensar. As mudanças acabam sempre por causar sofrimento, crises. Mas todas as crises nos fazem crescer, e assim vamos aprendendo a ter uma vida nova. Esse momento critico, de dificuldade que está a viver, em que provavelmente já disse “ CHEGA, EU NÃO AGUENTO MAIS!” Como é importante esse desabafo.

Procure parar por um instante.

Pense na sua vida por um instante.

Veja a crise em que se encontra a sua vida. O que é que não aguenta mais?

Pare, pense… apenas respire!

Leve o seu tempo. Concentre-se e pense. Deixe vir aquilo que aperta o seu peito e que incomoda. Procure ver se há algo que está preso aí dentro há muito tempo. O que é que não aguenta mais? Um cansaço? Uma rotina que lhe trás agonia?, um peso na sua vida? Um sofrimento? Um sufoco? Algo que deseja ardentemente mudar.

Transtorno de ansiedade - Tratamento Da Ansiedade

Eu sei que o seu coração, que é sábio, lhe irá mostrar, lhe irá fazer perceber exactamente e efectivamente o que a prende.

O que o impede de mudar? Reflicta, pense, enquanto respira…

Você, como qualquer pessoa pode mudar. Mudar tudo! Costuma doer, trás rompimentos, mudanças de identidade, ou afirmação. Mas chega de calar o que está aprisionado á tanto tempo. Mudança de emprego, de dinheiro, de casa, de estatuto, de casamento, oiça o que no meio do silencio da sua sabedoria interior você deseja mais do que tudo.

Você pode mudar. Só você pode mudar, os outros não o podem fazer por si, nem o podem impedir. E pode dar um BASTA a tudo o que a prende e faz sofrer.

E depois…

Depois vai perceber que começando a ganhar animo. A certeza que a sementinha da cura mora aí bem dentro de si. A cada momento do sofrimento, da sua dor, pode lembrar-se que é só você a viver o desapego . Que vai passar.

A mudança é necessária, faz bem, precisamos evoluir. E não confiar na vida é viver ansioso, em constante estado de alerta. Mas pode sonhar um futuro mais feliz. Activar o seu futuro. Assim fazem os cientista e os arquitectos e todos os que reparam e constroem o mundo. Você é o arquitecto do seu futuro. Sonhe, confie e faça. Não podemos mudar o ontem , mas pode hoje começar a sonhar com o seu amanhã.

Ninguém tem que sofrer de transtorno de ansiedade ou depressão, e muito menos ambos os transtornos ao mesmo tempo. Se este é o seu caso, procure ajuda de um profissional da área de saúde para falar sobre seus sintomas e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Estão disponíveis muitos tratamentos para conseguir tratar de maneira eficaz o transtornos de ansiedade. O apoio pessoal, da família e amigos é valioso em todas as fases.

 

Contacte-nos, teremos muito gosto em esclarecer as suas duvidas.