O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um dos transtornos de ansiedade mais frequentes. É diferente da ansiedade saudável, aquela que sentimos quando temos um evento importante, uma viagem ou entrevista de trabalho. A TAG tem como principal característica a preocupação desproporcional e descolada da realidade.
A ansiedade é uma resposta normal ao stress, a preocupações ou sentimentos de ameaça – mas quando se torna muito grave, duradoura ou desproporcional às circunstâncias, passa a ser considerada um transtorno de ansiedade.
Normalmente, quem tem transtorno de ansiedade não possui apenas esse transtorno, mas possivelmente traz junto de si algum outro, como pânico, agorafobia, fobia social ou específica. Mas é válido lembrar que não é uma regra! Dentro da ansiedade é comum a associação de transtornos associados a ela. Outro factor interessante é que se trata de uma doença comum a ambos os sexos, tendo uma predominância nas mulheres, sendo que, a cada duas mulheres, um homem apresenta o transtorno.
Eu sei que as mudanças na vida, naturais ou não, levam há transformação do nosso Eu. Muitas vezes trazem dor. Esse sofrimento pode ser o sinal para fazermos uma grande viragem e mudarmos a nossa vida Precisa vivenciar o desapego. É curioso como a vida nos oferece as respostas ás mais variadas questões.
A mais longa caminhada só é possível, passo a passo.
O mais belo livro do mundo foi escrito, letra a letra. Os milénios de sucedem, segundo a segundo. A imponência do pinheiro, a beleza de uma oliveira ambas, começaram na simplicidade das sementes. Não fosse a gota não haveriam chuvas. As imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia.
Como já refere a sabedoria popular, nos pequenos frascos se guardam as melhores fragrâncias. É quase incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida a Ave Maria de Bach, a Aleluia de Hendel .
O brilhantismo de Einstein , a ternura de Teresa de Calcutá tiveram de estagiar no período fetal. E nem Jesus, expressão maior de amor, dispensou a fragilidade do berço.
Assim, também um mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, de solidariedade, de respeito, de ternura, de benevolência e de perdão. Dia após dia.
Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele. A esta parcela chamamos de Eu. Assim podemos falar de uma postura importantíssima da sua vida, a sua mudança.

Ela é necessária de tempos em tempos. Para crescer!
Viveu a experiência, mas a sua alma já está pronta para se desligar dessa situação. Já lhe transmitiu isso, mostrando desconforto, tristeza, desinteresse, angustia, mau estar e grita-lhe por liberdade, que a sua mente consciente por medo, não se sente capaz de se desrender.
Entendo o que deve estar a pensar. As mudanças acabam sempre por causar sofrimento, crises. Mas todas as crises nos fazem crescer, e assim vamos aprendendo a ter uma vida nova. Esse momento critico, de dificuldade que está a viver, em que provavelmente já disse “ CHEGA, EU NÃO AGUENTO MAIS!” Como é importante esse desabafo.
Procure parar por um instante.
Pense na sua vida por um instante.
Veja a crise em que se encontra a sua vida. O que é que não aguenta mais?
Pare, pense… apenas respire!
Leve o seu tempo. Concentre-se e pense. Deixe vir aquilo que aperta o seu peito e que incomoda. Procure ver se há algo que está preso aí dentro há muito tempo. O que é que não aguenta mais? Um cansaço? Uma rotina que lhe trás agonia?, um peso na sua vida? Um sofrimento? Um sufoco? Algo que deseja ardentemente mudar.

Eu sei que o seu coração, que é sábio, lhe irá mostrar, lhe irá fazer perceber exactamente e efectivamente o que a prende.
O que o impede de mudar? Reflicta, pense, enquanto respira…
Você, como qualquer pessoa pode mudar. Mudar tudo! Costuma doer, trás rompimentos, mudanças de identidade, ou afirmação. Mas chega de calar o que está aprisionado á tanto tempo. Mudança de emprego, de dinheiro, de casa, de estatuto, de casamento, oiça o que no meio do silencio da sua sabedoria interior você deseja mais do que tudo.
Você pode mudar. Só você pode mudar, os outros não o podem fazer por si, nem o podem impedir. E pode dar um BASTA a tudo o que a prende e faz sofrer.
E depois…
Depois vai perceber que começando a ganhar animo. A certeza que a sementinha da cura mora aí bem dentro de si. A cada momento do sofrimento, da sua dor, pode lembrar-se que é só você a viver o desapego . Que vai passar.
A mudança é necessária, faz bem, precisamos evoluir. E não confiar na vida é viver ansioso, em constante estado de alerta. Mas pode sonhar um futuro mais feliz. Activar o seu futuro. Assim fazem os cientista e os arquitectos e todos os que reparam e constroem o mundo. Você é o arquitecto do seu futuro. Sonhe, confie e faça. Não podemos mudar o ontem , mas pode hoje começar a sonhar com o seu amanhã.
Ninguém tem que sofrer de transtorno de ansiedade ou depressão, e muito menos ambos os transtornos ao mesmo tempo. Se este é o seu caso, procure ajuda de um profissional da área de saúde para falar sobre seus sintomas e iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Estão disponíveis muitos tratamentos para conseguir tratar de maneira eficaz o transtornos de ansiedade. O apoio pessoal, da família e amigos é valioso em todas as fases.