O que é Tui-na

A essência da Medicina Tradicional Chinesa é prevenir primeiro e tratar depois.

“ Na Medicina Chinesa toda a criação nasce do casamento de dois princípios opostos: Yin e Yang, noite e dia, frio e quente, terra e céu, verão e inverno, molhado e seco, interior e exterior, corpo e mente. A harmonia neste casamento resulta em saúde, boa sorte, tempo ameno. A desarmonia leva à doença, desastre e falta de sorte. A estratégia da Medicina Chinesa é restaurar a harmonia dos princípios opostos.

Cada ser humano é visto como um universo em miniatura, um jardim em que, quer o terapeuta, quer o paciente, cultivam juntos a saúde. Cada um de nós dispõe de uma história única para ser escrita, um equilíbrio próprio para ser mantido”.

O que é Tui-na ?

Massagem Tui Na (ou Tuiná), é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a Acupuntura, Moxabustão, Fitoterapia chinesa e Chikong.

A massagem Tui Na evoluiu ao longo dos séculos e revela-se actualmente extremamente eficaz na prevenção e tratamento de diversas patologias não só músculo-esqueléticas como também a nível da medicina interna e é extensível à acção que desempenha no sistemas nervoso, reprodutor, digestivo, circulatório e aos benefícios que trás aos tecidos cutâneos, à circulação sanguínea e também à estrutura óssea.

As diferentes técnicas da Tui Na têm por objectivo regular a função dos meridianos, equilibrando o respectivo fluxo de energia: sedá-la se estiver em excesso e tonificá-la caso esteja enfraquecida, expelindo os factores patogénicos da doença.

A massagem Tui Na é executada nos mesmos pontos e meridianos, como se uma sessão de acupunctura se tratasse, através de um conjunto de técnicas manuais, onde o profissional utiliza as mãos, dedos, punhos, cotovelos, antebraços e joelhos.

A massagem terapêutica Tui Na é uma terapia manual centrada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), sendo também conhecida por Massoterapia e Osteopatia Chinesa. Apresenta um leque variadíssimo de técnicas, manipulações e aplicações. Existem nos hospitais de MTC na China, departamentos próprios onde o tratamento de diversas patologias é realizado apenas com o recurso da massagem Tui Na.

Os métodos da massagem terapêutica Tui Na incluem o uso de técnicas manuais para o trabalho específico nos músculos e restantes tecidos moles do corpo, técnicas de pressão e deslizamento que atuam directamente no fluxo de Qi e técnicas manipulativas de realinhamento das relações músculo-esqueléticas e ligamentos. Para algumas pessoas, a Tui Na poderá parecer em muito com outras terapias manuais mais conhecidas no mundo ocidental. Muitas das técnicas são similares – deslizamento (effleurage ou Tui), amassamento (petrissage ou Nie), percussão (tapotement ou Da), fricção, rotação, harmónicas, vibração, e outras mais. Apesar das semelhanças, a intenção da massagem Tui Na é mais especificamente terapêutica do que o relaxamento de uma massagem relax. Recorre ainda à utilização de cataplasmas, compressas, linimentos e bálsamos consoante o diagnóstico com a finalidade de complementar e favorecer a recuperação do paciente.

Uma das vantagens da massagem terapêutica Tui Na é a sua capacidade de se focar no problema específico, especialmente nos casos de dor crónica associada aos músculos, articulações e sistema esquelético. É especialmente eficaz para dor nas articulações (como artrite), ciática, espasmos musculares, dor e patologias musculares nas costas, pescoço e ombros. Favorece também a melhora de condições crónicas, como insónia, constipação, obstipação, dores de cabeça (incluindo enxaquecas), cólicas menstruais e tensão associada ao stress diário.

A Tui Na não atua simplesmente nos músculos, ossos e articulações, ela trabalha com a energia do corpo em um nível mais profundo. Através do diagnóstico e da palpação, o especialista consegue interpretar os sinais do corpo e compreender o estado energético do mesmo. Outra grande vantagem da massagem terapêutica Tui Na é a sua capacidade de manter o equilíbrio entre a saúde física e mental. Qualquer pessoa que deseje evitar os efeitos secundários de um tratamento a base de químicos, pode adoptar esta técnica de massagem extremamente eficaz no alívio da dor. É também uma excelente escolha para quem deseja reforçar a prevenção de patologias e/ou dores.

Existem relatos da utilização da Tui Na de 1700  AC.  Ao migrar para o ocidente o estilo da Tui Na foi sendo modificado e adequado às necessidades de povos e culturas diferentes. A grande maioria dos terapeutas de Tui Na treinados no ocidente não executam as técnicas manipulativas da estrutura óssea como fazem os seus colegas em território chines, até porque no ocidente as manipulações ósseas pertencem ao âmbito profissional da osteopatia e quiroprática. A Tui Na com todas as suas vertentes terapêuticas é talvez uma das mais completas terapias que existe.

OBJETIVOS:

– Restabelecer o fluxo de sangue;

– Regular as funções dos órgãos internos;

– Promover o bem-estar físico e psicológico;

– Relaxar os músculos;

– Regenerar tecidos cicatrizados;

– Regular o sistema nervoso e endócrino.

– Doenças Geriátricas.

Indicações da Massagem Tui

A massagem Tui Na pode ser usada para tratar várias disfunções, como lesões dos tecidos moles e outros tipos de doenças, assim como na cirurgia, ginecologia, neurologia, nos cinco órgãos dos sentidos, pediatria, etc. É especialmente satisfatória para pacientes infantis e idosos.

Actualmente, a Tui Na está dividida em vários ramos: adulto, infantil, ortopedia e traumatologia, cosmetologia, prevenção da saúde, reabilitação e medicina desportiva.

Nas crianças, apresenta efeitos satisfatórios quando usado para tratar distúrbios do sistema digestivo, como diarreias, vómitos, dores abdominais e obstrução intestinal. Também apresenta notáveis efeitos quando aplicado no tratamento de deficiência da vitamina D, distrofia, anorexia, sarampo, tosse, disenteria bacteriana, infecção no trato respiratório superior, bronquite asmática, anemia e febre. Além disso, desempenha um papel importante no aumento da imunidade infantil. Depois de tratados com a Tui Na Infantil, crianças susceptíveis ao resfriado comum devido à baixa função imunológica, podem manter-se afastadas do mesmo durante longo tempo.

Benefícios da Massagem Tui Na

A massagem Tui Na atua ao nível físico e psicológico e pode ser aplicada em:

  • Harmonia da circulação de Qi (energia), Xue (sangue) e líquidos orgânicos;
  • Harmonia de energia dos órgãos vitais (pulmões, coração, fígado, rins, e baço/pâncreas) e das vísceras (intestino grosso, intestino delgado, vesícula biliar, bexiga e estômago);
  • Harmonia da mente;
  • Modulação do sistema imunitário como prevenção contra doenças;
  • Eliminação de tensões musculares;
  • Regulação do sistema nervoso e endócrino;
  • Promoção do bem-estar e da saúde física e psíquica.

A Tui Na pode ser usada não somente para tratar doenças, mas como terapêutica preventiva, para que a doença possa ser evitada ou contida no seu início.

Registos escritos milenares descrevem como, mantendo o fluxo de “Qi” fluindo livremente, fortalecem-se os tendões e os ossos, livrando-nos da fadiga e inquietude.

Efeitos da Tui Na

Pesquisas modernas provam que a Tui Na melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático, que traz recuperação mais rápida de várias lesões dos tecidos moles, tais como o deslocamento e a contusão. Além disso, porque o Sistema Nervoso, controlando a microcirculação dos órgãos internos conecta-se com a pele, a Tui Na, aplicada em pontos certos sobre a superfície do corpo, pode regular também a microcirculação dos órgãos internos que ajusta o funcionamento dos mesmos. É por isso que a Tui Na, podendo exercer efeito no Sistema Nervoso Central, pode ser usada para provocar anestesia, baixar a febre nas crianças, ajustando a temperatura do corpo, e ainda para tratar a hipertensão e a neurose.

Altas dosagens de medicamentos químicos, usados por muito tempo, podem resultar em resistência às drogas. Os efeitos colaterais de algumas drogas podem também produzir sérias sequelas. Porém, a Tui Na não só não produz efeitos colaterais, como pode aumentar a imunidade do corpo, ajustando as funções do mesmo. Por isso, a Tui Na é barata, altamente eficaz, benéfico, uma medicação ideal e sem efeitos colaterais.

Tuina  Abdominal para Emagrecimento

Emagrecer muitas vezes é um tabu na vida de muitas pessoas, tanto para homens quanto para mulher, manter o peso é uma questão de tipo biológico e disciplina, adaptando o hábito diário alimentar, rotina de exercícios e tratamentos para estimular o metabolismo.

Muitas vezes apesar de uma dieta adequada.  Ainda há a dificuldade da perda de peso e emagrecimento, isso acontece por causa do baixo metabolismo e alteração das funções vitais de digestão e absorção de nutrientes.

A massagem visceral da Tui Na estimula o corpo a responder de forma positiva a ingestão e digestão dos alimentos, promovendo maior mobilidade dos órgãos, liberação das enzimas e eliminação das toxinas acumuladas no organismo.

Utilizando pontos de acupunctura, estímulos nervosos e mobilização visceral, é possível promover o melhor funcionamento do corpo. É muito importante essa actividade para a qualidade de vida, e para o corpo ter energia suficiente para viver saudavelmente.

A perda de medida juntamente obtida através da técnica da Tui Na promove a eliminação toxinas, redução de gordura, modelagem do corpo e maior absorção de nutrientes.

A aplicação de Tui Na, juntamente com a Ventosoterapia, Gua Sha  e Nutrição tem resultados eficazes na procura do bem-estar e  emagrecimento e o corpo agradece o equilíbrio que se vai sentindo ao longo do tratamento.

Massagem de Gua Sha(Corpo inteiro.) - Tui-na

Massagem de Gua Sha facial

A massagem de Gua Sha facial consiste em movimentos específicos sobre pontos energéticos, prioriza a face e a região da cabeça, equilibra o ying e yang do corpo, relaxando e aliviando tensões. Elimina factores patogénicos e promove a circulação nos canais de energia. É uma técnica originária do Leste Asiático que estimula o rejuvenescimento da pele, promove novo tónus e reactiva o metabolismo dos músculos, inclusive nos que mais sofrem tensões diárias, gerando na pele um perfeito lifting.

Pode ser feita em adultos, idosos e crianças. Muito eficaz para o relaxamento da mente, tensões, insónia, dores de cabeça, tensão pré-menstrual, dores na região temporomandibular e resfriados.

Além de massagear e trabalhar sobre os pontos energéticos, tonificando a musculatura do rosto, a máscara melhora o aspecto das linhas de expressão, aumentando o tónus, trazendo leveza e suavidade resultando em uma pele mais firme e iluminada.

Massagem de Gua Sha (Corpo inteiro.)

Beleza e saúde andam juntas. O Gua Sha, técnica milenar praticada no interior da China, alia benefícios físicos a estéticos. Através da raspagem da pele com uma espátula feita de pedra de Jade, o Gua Sha melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do corpo, deixando a pele mais lisa e até sem celulite. Gua Sha é uma modalidade terapêutica, natural para tratamento e prevenção de doenças através de raspagem superficial da pele em partes específicas do corpo. Durante milhares de anos, Gua Sha tem sido utilizada como uma técnica de cura na medicina tradicional chinesa. Literalmente, “Gua” em mandarim se refere à ação de raspar enquanto “Sha” significa sujeira. Actualmente e muito utilizado na estética.

O Gua Sha na Estética é usado para ajudar a remover toxinas, remove a estagnação do sangue e líquidos, promove produção do colagénio, acelera o rejuvenescimento da pele, fortalece funções imunológicas e muito utilizado também para tratamentos faciais como por exemplo na redução de papadas e rejuvenescimento, na estética corporal tem óptimos resultados para celulite e redução de medidas.

Gua Sha é aplicado principalmente nas costas, pescoço, ombros, nádegas e pernas. Óleo mais grosso é espalhado sobre a área a ser esfregada. O instrumento é mantida confortavelmente na mão e o praticante faz geralmente de 10 a 30 movimentos num sentido descendente longe da cabeça.

O Gua Sha também é usado para tratar vários problemas de saúde agudos e crónicos, incluindo gripes e resfriados, febre, dor de cabeça, indigestão, tontura, dano, dor nas articulações, fibromialgia e exaustão de calor. Também é comumente realizada para relaxar os músculos tensos e doloridos e para aliviar o cansaço e fadiga, estresse emocional. A acção acariciando de Gua sha aos pontos e canais também pode ser praticado como um método de melhoria da saúde.

Ventosaterapia - Tui-na

Ventosaterapia

A Ventosaterapia, utilizada há milhares de anos pela Medicina Chinesa, não é uma técnica exclusiva desta medicina, havendo registo de utilização de ventosas para fins terapêuticos em antigas civilizações como a Egípcia, Grega, em toda a África e nas comunidades índias americanas. A ventosa segundo a medicina tradicional chinesa tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzida pelos alimentos e outras fontes poluentes.

A utilização da Ventosaterapia, articulada com os restantes Instrumentos da Medicina Chinesa, visa eliminar toxinas e retirar estagnações do sangue em determinadas zonas do corpo.

O facto de ajudar a retirar estagnações leva a que a ventosaterapia seja utilizada com grande sucesso em casos de dores musculares, lombalgias, artrite, hipertensão, celulite e gordura localizada.

Com aplicação prévia de lubrificante podem obter-se efeitos semelhantes aos das massagens, fazendo deslizar a ventosa numa determinada zona, sendo esta técnica utilizada para activar a circulação, retirar estagnações, desbloquear energia e melhorar o funcionamento dos órgãos.

O que é Tui-na
4.4 (88.75%) 16 votos

Contactos:
911000333/252218388
terapiasdamente@gmail.com

Morada:
Santa Cristina do Couto
Praça 25 de Abril, Loja 15 Bloco A
4780-757 Santo Tirso
(por detrás do colégio de Lourdes)

Contactos | Termos | Cookies | Privacidade
terapiasdamente.pt © 2018 Todos direitos reservados | Produção: PTnet.net & PTlojas.com