1185

Tratamento da Depressão

Quando iniciamos o tratamento da depressão procuramos sempre saber de toda a história de vida e os pacientes acabam sempre por revelar que este discurso de desvalorização também já aconteceu com eles e parece que ninguém os entende quando tentam explicar o que se passa com eles.

Estar depressivo é nos dias de hoje das coisas mais comuns. Estar com uma depressão é considerado quase uma banalidade. Há até quem sugira que estamos assim porque queremos. ” temos que ser fortes” , ” vai sair com os teus amigos, vai distrair-te que isso passa”.

O tratamento da depressão já foi um processo muito demorado e para muitos um quadro sem retorno.

Pelo menos eles acreditavam nisso, ou melhor, fizeram-lhes acreditar nisso. E o pior é que quem os fez acreditar nisso foi o próprio médico que o atendeu. Muitos até dizem aos pacientes “Olhe, você está assim porque quer, já lhe disse o que tem que fazer” , como se a pessoa quisesse estar neste estado.

Simplesmente ainda ninguém percebeu que o tratamento da depressão não passa por dizer o que ele tem que fazer. Porque o que ele tem que fazer já ele sabe, simplesmente não consegue. E julga-lo só o faz sentir pior. Mas não faz mal assim ele vem cá todas as semanas paga-me a prestação do carro e eu aproveito e descarrego toda a frustração da minha relação em cima dele.

Tratamento da Depressão

Infelizmente nos profissionais de saúde há muito pouco profissionalismo e menos respeito pelo ser humano que nos chega á procura de ajuda.

O tratamento da depressão é um trabalho que nem sequer é difícil de resolver, mas são precisas além de todas as teorias que o canudo lhes deu, a prática.

Ter vivido ele mesmo um processo profundo e verdadeiro de psicoterapia. É preciso que ele próprio entenda dessa linguagem profundamente porque a viveu e saiu dela.

Diria que a esmagadora maioria ,se não nenhum, fez trabalho em si mesmo antes de se tornar psicólogo, ou psicoterapeuta.

Pensam que gostariam de ajudar  pessoas, que gostam de falar com as pessoas, que as pessoas lhe pedem conselhos e depois o que vemos mais nos consultórios são conversas de café que precedem uma data de avaliações que ninguém sabe depois o que fazer com elas. Claro que depois o tempo médio de tratamento da depressão anda entre 2 a 4 anos e em muitos casos com recaídas constantes. Simplesmente porque não se faz um trabalho completo e profundo. É preciso ir á origem do problema.

É preciso que a pessoa entenda porque está assim e que faça um trabalho de resgate de todas as suas partes que foram magoadas, desconsideradas, ignoradas, humilhadas, desapontadas ao longo da sua vida. E não podemos esquecer o período em que esteve no ventre materno.

Lá viveu coisas que se plasmaram no seu inconsciente e na sua memória celular. Também é preciso ir lá curar o que precisa ser curado e resgatar recursos , memórias e potencialidades que lhe serão úteis e que potencialmente ficaram perdidas pelo caminho.

Fazer um tratamento da depressão requer acima de tudo um profundo resgate de si. E dar dicas para este presente despedaçado não vai ser suficiente nunca. Poderá até trazer algum alento, algum alivio momentâneo , mas não vai curar nada, porque é apenas assente em representação. Vou fazer de conta que estou feliz, vou fazer de conta que quero estar aqui, vou fazer de conta que quero fazer isto.

Tratamento da Depressão

E o ser percebe que está a viver uma farsa e só agrava o seu estado. Sente-se um incapaz porque não está a sentir o que lhe disseram que iria sentir. Mas a culpa não é dele é da ignorância e da incompetência de quem lhe deu umas sugestões e lhe debitou umas frases feitas como se ele fosse tudo menos um ser humano com todas as suas complexidades.

Só faz isto quem não se trabalhou muito primeiro e como nunca escavacou nas suas profundezas e encarou as suas misérias, fala de côr e levianamente sobre as profundezas dos outros. Nunca fez o caminho como pode orientar alguém nessa viajem ?! Para se trabalhar qualquer sintomatologia e em particular o quadro depressivo é preciso contemplar todas as dimensões da pessoa.

O seu sistema de crenças, a sua auto-imagem, a bagagem familiar, os seus hábitos, os seus valores, o plano emocional, as suas vibrações energéticas, o seu karma, as suas vidas passadas, o seu biótipo . E nada disso é avaliado, nada disso é contemplado  E é por isso que não resulta e não resultará nunca. Somos multidimensionais, precisamos de um tratamento multidisciplinar. É nisso que apostamos e com resultados maravilhosos. Religamos as pessoas á sua verdade, ao seu auto-poder.

Não adie o resgate de si mesmo.
Não deixe a vida passar.

Marta Sofia Tavares, Psicoterapeuta e Life Coach

Tratamento da Depressão
4.4 (88.89%) 9 votos