Testemunho de Tozé Carvalho

Testemunho de Tozé Carvalho

 

António chegou à clínica no dia 17 de Janeiro de à dois anos atrás. Aparentemente bem disposto, conversador e completamente convicto da sua decisão.
Expliquei-lhe toda a dinâmica do processo e ele foi fazendo tudo que lhe foi proposto. A parte final do processo em que trabalhamos com a hipnose clínica o António relaxou profundamente e no final estava pronto para viver a sua nova vida como não fumador.

Deixo aqui as palavras dele, deixadas no nosso email á uns dias atrás.

Obrigada Tozé pelas suas palavras

Hoje acordei, e quase dois anos passados de deixar de fumar, resolvi deixar o meu testemunho.
Não em jeito de publicidade, porque quem a deve fazer é quem presta o serviço, mas sim, pela experiência positiva, pelo meu bem-estar e pela possibilidade que isso me traz em evitar doença e que pode servir a quem poderá vir a largar o tabaco.

Eu também enquanto fumador rejeitava a ideia de doença associada, e hoje, ex fumador, penso “ safei-me de boa”.

Há anos atrás, já tinha tentado deixar de fumar, mas foi um processo muito doloroso, tanto a nível psicológico como de dependência química, e voltei.

Nessa fase da minha vida, pensei que enquanto adolescente, fumar é naquela, mas em determinada altura, cabe-nos tomar a decisão, ou paramos e mantemos uma qualidade de vida, ou continuamos e sabemos que é disso que sermos condenados.

Eu decidi enveredar por pôr um stop no tabaco, só não sabia era como.

Ouvia falar em vários métodos, nomeadamente a hipnose para deixar de fumar mas isso sempre me causou bastante confusão.

Eu era fumador nato, sempre fui muito céptico e com os pés bem assentes na terra, e nunca acreditei que algo que não nos é palpável, pudesse nos ajudar em algo tão difícil, como o vício do tabaco.

Até ao dia em que o pai de uma amiga minha arriscou e consegui, seguiu-se a minha amiga, também ela com sucesso.

Perante essas evidências, também pensei arriscar.

Confesso que estava cheio de medo e dizia comigo, “eu não vou ser capaz”, “eles conseguiram e eu não vou conseguir e vou ser tema de gozo”.

Mesmo assim, decidi embarcar e arriscar e marquei a sessão com a Marta.

Até ao dia da consulta, falava constantemente com a minha colega, com dúvidas e medos de não conseguir, e ainda hoje me recordo da frase que ela disse, “vai sem medo e vais-te surpreender contigo próprio.”

Eu mesmo uso essa frase, agora na posição de conselheiro.

No dia da sessão, antes de entrar, fumei o meu último cigarro, olhando-o atentamente e pensado, serás tu o ultimo? A última passa, foi dada com uma intensidade e sentimento que só quem passa por isso o saberá, e despedi-me dele.

Fui para a sessão, conversei muito com a Marta que me pôs à vontade e lá começamos a sessão. Confesso que ainda mantinha a minha resistência à hipnose, força do meu cepticismo mas deixei-me levar.

No final da sessão a Marta perguntou-me como me sentia e se me apetecia fumar. Por estanho e espanto meu, não me apetecia.

Fui para casa com uma pessoa a conduzir que perguntou se podia fumar no carro. Eu respondi que por mim, estava `à vontade, que não me apetecia nem me causava confusão, pois o meu objectivo, não era fugir do cigarro, mas saber lidar com ele.

Algumas técnicas me foram ensinadas pela Marta para o pós hipnose, mas eu não precisei muito delas.

Hoje, já passaram dois anos, não sei explicar como, mas eu também ultrapassei o tabaco.

A hipnose não uma solução milagrosa, mas basta um pouco de vontade nossa, pois a dependência química desaparece por completo, a única força que precisamos, é para a rotina que altera.

Hoje, o tal “VAIS-TE SURPREENDER CONTIGO PRÓPRIO”, é a frase que alterou a minha vida. #grande frase Susanita (autora).

Agradeço a quem me ajudou, a quem me aconselhou e a ti Marta.

Obrigado a todos.

 

Testemunho de Tozé Carvalho
4.3 (86.67%) 3 votos

Contactos:
911000333/252218388
terapiasdamente@gmail.com

Morada:
Santa Cristina do Couto
Praça 25 de Abril, Loja 15 Bloco A
4780-757 Santo Tirso
(por detrás do colégio de Lourdes)

Contactos | Termos | Cookies | Privacidade
terapiasdamente.pt © 2018 Todos direitos reservados | Produção: PTnet.net & PTlojas.com