A ANSIEDADE faz parte do nosso sistema de alarme e regula os nossos medos. Ela é um fenómeno natural e importante. Poderias correr o risco de morte em situações perigosas em que te arriscarias mais do que devias. Portanto ter ansiedade é bom.
O que faz mal é o volume, ou se preferires a intensidade da ansiedade.
Vamos olhar com mais detalhe para a forma como se processam as emoções.
Temos a parte cognitiva do nosso cérebro, responsável pela lógica, razão e análise. Depois temos uma parte que gere toda a parte emocional que se chama sistema límbico. A emoção aparece activando entre outros sistemas o sistema límbico que é constituído pela amígdala e pelo hipocampo.
O sistema límbico é responsável por decidir se o que vivemos vai ter consequências neutras ou stressantes. A Amígdala é responsável pela nossa capacidade de reagir aos estímulos externos e finalmente o hipocampo responsável pela memória. É aqui que se decide se o acontecimento passa para memória de longo prazo ou não. Então este é o nosso sistema de alarme.
É ele um dos responsáveis por tudo o que somos e temos na nossa vida.
Recapitulando… geramos uma emoção passa pelo sistema límbico, pela amígdala e pelo hipocampo que vão vasculhar nas memórias e decidir como devemos reagir a uma nova situação e o processamento da informação chega finalmente à nossa parte cognitiva que processa a informação e reage. Quando o estímulo é demasiado intenso BLOQUEAMOS. Ataques de pânico, taquicardia ou seja um sistema de alarme totalmente descontrolado.
Tal e qual como a criança aprendeu, vai reproduzir cada ensinamento em forma de auto-imagem de si mesma para o futuro. Se foi estimulada, se aprendeu a confiar na vida, que é capaz de superar desafios, teremos um adulto forte, empreendedor, seguro de si.
Mas se temos uma criança castrada, a quem lhe incutiram medos, preocupações excessivas, vamos ter um adulto cheio de bloqueios, inseguro, a tentar constantemente agradar a todos em total submissão, ou então em fuga. Numa ou noutra área de vida vive em fuga a algo que não quer voltar a repetir.
Somos crianças cheias de medos, carentes de afecto em corpos de adultos, a fazer de conta de damos conta do recado mas cheios de fragilidades.
Então o que acontece quando busco pelo auto-conhecimento, quando vou procurar respostas e conhecer-me mais? A parte cognitiva vai receber as explicações.
👉Vai entender os porquês e os comos.
👉Vai descobrir novas perspectivas e o SER se supera.
Encontra um caminho novo e torna-se livre para construir a vida com que sempre sonhou. Aquela que vibra no seu íntimo á tanto tempo.
Por essa razão mais do que aprenderes a controlar a ansiedade, que não é mais do que tocar á superfície da verdadeira cura, deverás procurar ajuda junto de um bom psicoterapeuta que trabalhe com hipnose para que com a sua ajuda e orientação possas ultrapassar de vez a doença.
Quero que saibas o seguinte, se estás a ter uma crise de ansiedade há algo que aconteceu e não estás a conseguir integrar. Precisas mesmo de ir perceber o que se passa e com relativa facilidade ultrapassas o problema.
Para teres uma ideia a média de consultas que precisamos na clínica TERAPIAS DA MENTE® é de 6 a 8 consultas, agendadas quinzenalmente. Ou seja, no limite de 4 meses curas a tua ansiedade de vez.
Mas de qualquer forma deixo aqui algumas dicas SOS para te ajudar. Pensa o seguinte, quando inicia um ataque de ansiedade ou de pânico sentes:
📌Taquicardia, coração bate mais rápido.
📌A respiração fica mais curta.
📌As mãos ficam soadas
📌As extremidades (dedos, nariz, língua) ficam dormentes
Tudo isto será atenuado com 2 pequenos, mas poderosos passos. Vamos aprender?
1- Respira profundamente. O cérebro tem falta de oxigénio pela respiração curta. Precisas fazer longas e profundas respirações para levares o máximo de oxigénio ao cérebro. Só este primeiro passo, irá resolver o problema.
2- Foca o pensamento em algo bom. No momento em que desviares a tua atenção do medo de teres medo, o cérebro vai ficar ocupado com o novo estímulo. Quero que saibas que a mente não distingue a realidade da imaginação.
Imagina uma praia paradisíaca onde tu estás deitado sobre a toalha. As ondas suaves e frescas do mar tocam os teus pés e as tuas mãos sentem a areia macia e quente. Sentes a brisa do mar a tocar na tua pele e o cheirinho a maresia inunda os teus sentidos.
Como achas que te vais sentir pouco depois?
Utiliza o poder da tua mente para te levar a um estado de mais relaxamento.
Podes utilizar uma outra técnica, igualmente poderosa. E não te deixes enganar pela simplicidade das estratégias que te estou a dar. Cada uma delas é altamente eficaz. Escolhe uma frase que descreva como te queres sentir. E vais ressignificar todos esses sintomas para algo bom. Eu explico.
A adrenalina pela proximidade do primeiro encontro, pelo primeiro beijo, pela notícia que conseguiste entrar na faculdade que sonhavas, pela expectativa de ganhar o Euromilhões é exactamente a mesma que num ataque de pânico.
Não sabias? Pois é assim mesmo. Todos os processos neuro-químicos são exactamente os mesmos em ambos os casos. A única diferença está no significado que damos à situação.Se enviares estímulos positivos ao teu cérebro, ele vai desligar o alarme e voilá. Mas não te esqueças, existem questões sérias a serem olhadas e tratadas que estão a despoletar a ativação do teu alarme interno. Precisas procurar ajuda profissional para que o problema se resolva de forma segura e responsável.
Pronto para a mudança? Marca já a tua sessão de avaliação gratuita.
Até já,
Marta Tavares
1 Comentário
Inês
Boa Tarde, gostaria de saber valores de cada consulta
Obrigada