medicina2

Medicina Tradiconal Chinesa

Na Medicina Tradicional Chinesa, os oficiais do elemento Terra, são o Baço-Pâncreas (orgão indistinto para os chineses) e a víscera Estômago. Associado a este elemento, estão as nossas partes mais terrenas, como a compaixão, relações sociais, fertilidade, e maternidade. Este elemento é responsável pela estabilidade da pessoa, pela sua capacidade de adaptação e pela forma como pode lidar com situações menos fáceis. O elemento Terra, está também intimamente ligado à alimentação do espírito, da mente e do corpo. Naturalmente este elemento tem de ser abastecido pelas provisões da Terra, para que o Qi e Xue se mantenham vitais no nosso corpo, sendo que o Baço é responsável pelo auxílio e transformação dos alimentos e bebida em Qi e Xue, distribuindo uniformemente pelo corpo.

Medicina Tradiconal Chinesa

A importância da alimentação para o Baço | Medicina Tradiconal Chinesa

Quando existe má circulação e sensação de peso nos membros, estes resultam muitas das vezes de disfunções no baço, que geralmente afecta mais as extremidades dos membros das mulheres que homens, precisamente pelo grande auxílio do baço na regulação da menstruação, causando deste modo maior pressão neste oficial. Quando o baço apresenta desiquilíbrios substanciais, surgem grandes sintomas físicos e mentais, como o cansaço, voz impercéptivel, diarreia, flacidez muscular, pernas pesadas, prolapsos, obesidade, problemas digestivos, pensamentos frequentes, sensação de auto-compaixão, auto-comiseração, preocupações, comportamentos compulsivos, etc. De considerar que pessoas com problemas no baço por norma iniciam um bom discurso porém terminam de forma sem nexo, já quando se trata de acção, começam algo com entusiasmo, mas acabam por criar um certo desalento e desânimo no que se debruçam, causando uma insatisfação visível. Pessoas que apresentam graus acentuados e contínuos de desiquilíbrio no baço, vão tornar-se muito dependentes dos outros, usando-os “insconscientemente” para que a atenção incida apenas sobre elas, desconfiando de tudo e de todos.

Medicina Tradiconal Chinesa

Medicina Tradiconal Chinesa

Segundo a psicologia, este padrão comportamental está intimamente associado a uma grande insegurança e falta de confiança, seja fruto de uma conduta educacional ou cultural adquirida, porém a Medicina Tradicional Chinesa vem incrementar que estes são factores que se devem também ao fruto da herança biológica, herdados pelo nosso Qi primário, e às alterações que vamos manifestando no nosso corpo, através de um enfraquecimento de “Qi” e “Xue”, por via de desequilíbrios alimentares no nosso metabolismo.

Medicina Tradiconal Chinesa

Como a alimentação tem importância para o nosso Baço e por assim dizer para a nossa mente e corpo?

Sabendo que o Baço é um oficial associado à Terra, devemos abastecer-nos dos alimentos naturais da terra, e optar por um estilo de vida mais saudável, evitando o uso de lacticínios, farináceos, açúcares simples e todo o tipo de produtos refinados. Sabendo que o baço é responsável pela transformação de alimentos em Qi e Xue, que por sua vez se não estiver equilibrado irá traduzir-se numa disfunção sintomatológica quer no corpo físico, como na mente e espírito, a alimentação torna-se assim fundamental á harmonia do nosso organismo e ser integral e relacional.

Os chineses, na Medicina Tradicional Chinesa, consideram que a qualidade fundamental do Baço, quando equilibrado, é o nível comportamental e emocional – a Compaixão – por nós mesmos e pelos outros. É deste modo, que se torna imperterível uma reeducação alimentar e adopção de um estilo de vida mais tranquilo e saudável… por nós, pelos outros, por uma vida melhor.

Terapeuta de Terapia Integrativa
Angélica